Alberto Feitosa

Sobre

 

Exercendo o seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco, Alberto Feitosa é Vice-Presidente do partido Solidariedade no estado. Pernambucano, é Tenente Coronel da Reserva da Polícia Militar de Pernambuco e pós-graduado em Empreendedorismo e Gestão de Negócios pela UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco). Entre os anos de 1999 e 2001 chefiou o Centro de Assistência Social da Polícia Militar (CAS), percebendo, nesta oportunidade, como seu trabalho poderia ajudar a população pernambucana.

De 2003 a 2006, foi Superintendente do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, coordenando a equipe que construiu o novo aeroporto, umas das obras de maior importância de Pernambuco, que estimulou o crescimento do estado e gerou milhares de empregos.

Na sua primeira atuação da Alepe, exerceu a vice-liderança do Governo Eduardo Campos, quando pautou suas ações nos temas da segurança pública, cultura, turismo, meio ambiente, desenvolvimento econômico e educação.

Após a sua reeleição, em 2010, assumiu a Secretaria de Turismo do Estado, onde atuou até 2014. Na pasta, realizou diferentes ações para o crescimento e fortalecimento do negócio do turismo, implementando projetos voltados para acessibilidade, educação, gastronomia, entre outros. A realização de obras importantes para o turismo e desenvolvimento do estado, além da interiorização do turismo e a divulgação de Pernambuco dentro do Brasil e exterior, fizeram parte da sua gestão. Entre os projetos destaques da sua atuação, estão o Praia Sem Barrerias e o Pernambuco É Só Chegar.

Após as eleições de outubro de 2014, Feitosa foi eleito pela terceira vez consecutiva para assumir uma cadeira na Alepe. Porém, após o pleito, foi convidado pelo prefeito Geraldo Júlio para fazer parte da equipe da Prefeitura do Recife assumindo a Secretaria de Saneamento da Cidade do Recife (Sesan), se descompatibilizando da pasta no início de 2018.

Na Sesan, realizou obras importantes para o saneamento da cidade, como também a entrega de mais de 700 moradias para famílias ribeirinhas do Rio Beberibe, localizado na Região Norte do Recife, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Beberibe. Também foi o responsável por retomar as obras do PAC Cordeiro, que irá incrementar em 50% o esgoto tratado do Recife.

Na pasta, iniciou o programa da Capacitação em Educação Sanitária e Ambiental, que está em sua segunda fase e está sendo realizado em mais de sete comunidades da cidade. Com a ação, crianças, jovens e adultos participam de atividades educativas, com o objetivo de promover a sustentabilidade dos serviços de saneamento já implantados, o descarte correto do lixo, o combate às doenças arboviróticas e a preservação do meio ambiente.

Na sua volta à Alepe em 2018, Feitosa assumiu a presidência da Comissão Especial para Proposição de Medidas de Segurança Pública. É autor de projetos de lei como a Lei de Desburocratização e da Isenção do ICMS de armas de fogo para profissionais da segurança, que ainda estão em tramitação na Casa legislativa.